21/02/12 :  Projecto "Nascentes para a Vida"

Em boa hora, a APENA associou-se em 2007, ano da sua fundação, à EPAL, no projecto "Nascentes para a Vida", integrado na iniciativa europeia “Business and Biodiversity”, também em parceria com o ICNB e o GEOTA.

Este projecto teve como objectivo a conservação das ribeiras e zonas húmidas da bacia drenante adjacente à albufeira de Castelo do Bode, com vista à promoção da biodiversidade e à preservação da qualidade da água, bem como a prevenção de novos impactos negativos decorrentes da sua utilização.

Não é possível resumir aqui um projecto plurianual tão denso e rico. Bastará talvez, em jeito de súmula ou aperitivo, mencionar, para além da realização feliz de três workshops e diversos relatórios, a publicação agora de cinco volumes importantes, que já li e me apraz registar. São eles:

Volume I: Castelo de Bode: Uma Nascente para a Vida. Caracterização da Bacia Afluente e Linhas de Água da Albufeira de Castelo de Bode.
Volume II: Introdução à Engenharia Natural
Volume III: Limpeza e Gestão de Linhas de Água. Pequeno Guia Prático
Volume IV: Gestão de Serviços dos Ecossistemas em Bacias Hidrográficas
Volume V: Manuel de Boas Práticas de Gestão dos Espaços Florestais na Bacia Drenante da Albufeira de Castelo de Bode.

O responsável desde sempre por este projecto foi o Prof. Almeida Fernandes, projecto que nasceu de sua própria iniciativa. Recordo, a propósito, que a sede actual da APENA situa-se em instalações gentilmente cedidas pela EPAL, ao abrigo desta mesma parceria.

Felicito pois o Prof. Almeida Fernandes pelo trabalho desenvolvido e resultados alcançados, que prestigiam a nossa associação, e aproveito esta ocasião para agradecer-lhe tudo que deu à nossa associação, e que é muito.

Resta-me informar todos os apenianos que a APENA tem já, na sua sede, alguns exemplares destes volumes, que poderá disponibilizar a algum associado interessado.

20 de Fevereiro de 2012

José Matos Silva